Pesquisa

Corpo e resistência nas artes da cena.


Descrição: Com caráter interdisciplinar, o projeto envolve a área de Letras e Artes Cênicas, principalmente no tocante ao campo de pesquisa do corpo, tendo como desdobramentos os estudos de dramaturgia, da filosofia e enfoques literários voltados a entender o corpo na sua dimensão poética e no campo de resistência política. Nesse ângulo de abordagem, para leitura do termo “resistência”, seguimos as trilhas abertas por Giorgio Agamben, para quem esse termo não mais se restringe ao sentido comum de oposição, mas a partir do ato de criação como gesto de resistir. A partir de Gilles Deleuze: “resistir significa liberar uma potencia de vida que estava aprisionada ou ultrajada”. (AGAMBEN, 2018. p. 59-60) Pretende-se a análise cuja percepção corporal da resistência distancia-se da modelagem interpretativa que enquadra o corpo como fruto apenas de experiências culturais recebidas e se amplia essa percepção ao se considerar os jogos de valores e de poder imersos em flutuações discursivas, distante do relativismo cultural puro e simples. Há a proposta de conhecimento que se faz pela articulação entre os corpos em movimento, com os objetos e outros seres, tendo em vista que os sujeitos históricos e personagens trazem sua existência material, carnal, muscular, aberta a diversas formas plásticas de materialidade e à arte que as recria. Assim, o corpo deixa de ser visto como uma entidade isolada, mas inserido em um campo e paisagem relacional, o que confere lugar político e filosófico à sensibilidade e às emoções corporais. Nessa abordagem, não nos interessa identificar o corpo apenas como a representação de uma situação histórica, política e sociológica, na qual personagens e situações cênicas são desenhadas. Não se trata de ler o corpo apenas como uma metáfora elaborada para repensar determinado país ou uma cultura específica. Considera-se, portanto, que o corpo está situado no seu campo articulatório, em face dos pontos de conexão de sentidos; assim, é colocado a partir de sua leitura de posição. E aqui aparece um aspecto que não se restringe à ordem da escrita apenas da literatura dramatúrgica, mas do encontro com outras linguagens artísticas, a exemplo da fotografia, da performance, da música e da dança.

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